Qual é a relação da diabetes com a saúde bucal?

Saiba por que pacientes diabéticos são mais suscetíveis a ter doenças odontológicas

O diabetes caracteriza-se por uma síndrome que ocorre pela falta ou incapacidade da insulina de trabalhar corretamente no sangue. É uma doença que muda totalmente o seu metabolismo, por isso, exige mudança de hábitos para preservar a sua boa saúde.

Um paciente com diabetes descontrolada está propenso a ter gengivite e doença periodontal, que provoca destruição óssea e ocasiona a perda da sustentação dos dentes, tudo isso porque a circulação sanguínea fica prejudicada. Por isso, se você é diabético, todo cuidado é fundamental para manter seu sorriso.

Como todas as infecções, a doença gengival pode tornar o controle do diabetes bem mais difícil. Além disso, a pessoa corre o risco de contrair candidíase oral, mais conhecida como sapinho, que é uma infecção causada por um fungo. E por terem, normalmente, a boca mais seca, os diabéticos podem apresentar aftas, infecções e as famosas cáries.

O sangue dos portadores dessa doença possui uma alta concentração de glicose, sendo mais propício de desenvolver bactérias que, somado ao acúmulo de restos de comida, favorece a proliferação das cáries. Por isso, manter a higienização bucal é essencial!

Mantenha seu dentista informado sobre qualquer alteração em seu estado de saúde e sobre os medicamentos que estiver tomando. Somente um profissional pode orientar um tratamento adequado para cada tipo de paciente e se a diabetes estiver controlada, não haverá problemas. Conte com os profissionais Catarinense Implantes para te ajudarem a superar os desafios odontológicos do diabetes.