Tudo que você precisa saber sobre a cárie dentária: tratamento e prevenções

Existem muitos fatores que podem causar a cárie, entenda como prevenir e tratar cáries dentárias

A cárie é uma deterioração da estrutura dentária que acontece quando as bactérias presentes na boca se instalam e começam a se desenvolver. Conforme o tempo vai passando e essas bactérias vão evoluindo, as camadas do dente são atingidas pouco a pouco, o que pode trazer graves consequências para a saúde bucal do paciente.

Como ela surge?

A nossa cavidade bucal está sempre cheia de bactérias, mas isso não é necessariamente um sinônimo de problema, pois essa é uma situação bastante normal. O problema, na verdade, ocorre quando essas bactérias começam a se desenvolver e atingem o elemento dental, aderindo a ele através da conhecida placa bacteriana. Ela, por sua vez, pode dar início a várias doenças bucais como o tártaro, a gengivite e as temidas cáries.

A cárie é uma doença comportamental, ou seja, ela surge a partir dos maus hábitos de higiene bucal de cada um. Ao nos alimentarmos, as bactérias presentes em nossa boca consomem o açúcar do alimento, transformando-o em ácido. Estes ácidos desmineralizam o dente, podendo no início aparecer uma mancha branca no dente. Se este processo não for interrompido, a mancha branca pode evoluir para uma cavidade no dente, a conhecida cárie.

Sintomas da cárie

O primeiro sinal de que você pode estar com uma cárie é a formação de manchinhas brancas e opacas na superfície do dente. Se o paciente conseguir identificá-la rapidamente e procurar um dentista a tempo para o tratamento, essa marca deixa de ser fosca e se torna mais brilhosa. No entanto, se isso não acontecer e a cárie evoluir, o próximo efeito será a formação de cavidades, que podem ser observados através de pequenas bolinhas marrons que ficam na superfície dentária. Isso acontece porque as cáries passam a perfurar o esmalte do dente, que é sua camada mais externa. Depois ela evolui para a dentina e é aí que os sintomas começam a ser mais sentidos pelo paciente, como a sensibilidade, a dor e o desconforto por conta da retenção de alimento no local.  

Prevenção

É muito mais fácil do que você pensa: é só ficar atento à sua saúde bucal. Confira alguns hábitos que podem te ajudar:

– Mantenha uma boa higiene bucal: escovar os dentes após as principais refeições é um hábito que não deve ser esquecido. O fio dental, inclusive, é uma ferramenta essencial para eliminar as sujeirinhas que costumam ficar presas entre os dentes e sempre deve fazer parte do seu kit de higiene.

– Diminua o consumo de alimentos açucarados: claro que você não precisa cortá-los totalmente, mas evitar o excesso é fundamental. 

– Beba bastante água: além de hidratar, a água ajuda a equilibrar o pH e estimular a produção de saliva, o que ajuda a diminuir a acidez bucal e, consequentemente, previne a região contra o aparecimento de cáries.

– Dentista a cada 6 meses: os cuidados diários são muito importantes, mas tirar um dia para visitar seu dentista e fazer um check-up também é fundamental. O profissional, além de fazer uma limpeza mais profunda na sua boca, também poderá identificar se há algo de errado e indicar o melhor tratamento.

Restauração dentária é um dos tratamentos contra a cárie

Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar nesse procedimento, mas nunca entendeu muito bem para que ele serve. De uma maneira geral, a restauração é a solução indicada, principalmente em casos em que o elemento dental sofreu alguma fratura, comprometendo a sua função. É um procedimento que visa reconstruir o dente que sofreu algum dano, seja por cárie ou fratura, devolvendo assim suas características. Então, se a saúde do seu dente estiver prejudicada, uma das formas de restabelecer tanto a forma quanto a sua função, como já diz o nome é através da restauração.