Sabia que a sua alimentação influencia na sua saúde bucal?

Ela pode ser uma aliada ou uma grande vilã para que a sua dentição seja saudável

A gente te conta o impacto da alimentação na saúde bucal e como ter cuidados para manter uma boca saudável.

Doenças periodontais por falta de nutrientes

As infecções que atingem as gengivas e tecidos de sustentação são conhecidas como doenças periodontais. Elas são comuns em pessoas que não mantêm uma boa higiene bucal ou com carências de nutrientes. Esta ausência pode facilitar a progressão da doença e, em casos extremos, leva à perda dentária. Ter uma alimentação baseada em comidas industrializadas, com grande quantidade de sódio, gordura e açúcar, é prejudicial à saúde oral. Afinal, esses alimentos não contêm nutrientes de qualidade e a pessoa fica mais propensa a desenvolver doenças periodontais.

Surgimento de manchas nos dentes

Dentes amarelados ou com manchas escuras podem ser resultado do consumo de alguns tipos de alimentos. Corantes e comidas muito pigmentadas deixam os dentes com o aspecto envelhecido e desgastado; maus hábitos, como o tabagismo, pioram a situação. Além disso, bebidas escuras, como café, vinho e refrigerante, costumam ser pigmentadas e deixar os dentes amarelados. Ingerir estes alimentos sem uma boa higiene bucal colabora com a formação de placa bacteriana, e, quando o esmalte dos dentes está desgastado, as manchas ficam ainda mais aparentes.

Alimentos que causam mau hálito

A halitose (mau hálito) é o cheiro presente na boca e que pode surgir a partir de diversos motivos, como alterações no organismo ou pelo consumo de alguns alimentos. Quando há a presença de problemas gengivais, má higienização e a boca está com baixo fluxo de saliva, a alimentação inadequada reforça o mau hálito. Portanto, é preciso ter atenção para evitar alimentos como cebola, laticínios, alho e outros. Manter a higiene bucal em dia é uma dica de outro para evitar a halitose.

Aparecimento de cáries

Um dos piores problemas que a alimentação, somada ao descuidado com a boca, pode gerar é o aparecimento de cárie. O consumo de açúcar é uma espécie de combustível para bactérias e isso traz como resultado dentes cariados. Alguns alimentos são ricos em açúcares, como doces, enlatados, refrigerantes, entre outros e esse tipo de consumo aumenta as chances do aparecimento de cárie. Por outro lado, frutas, legumes e verduras acabam ajudando a deixar os dentes mais limpos, a cenoura e a maçã destacam-se nessa missão.

Pronto, agora você já conheceu o relembrou o impacto da alimentação na saúde bucal, mas não basta mudar seus hábitos alimentares. Visite periodicamente seu dentista para um check-up ou limpeza dentária. A Catarinense Implantes está de portas abertas para você!